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sábado, 1 de setembro de 2007

Os fatores do desenvolvimento humano influenciando na aprendizagem

Compreender o desenvolvimento humano é perceber quais os fatores que influenciam esse processo, para que o professor possa estruturar sua prática docente de acordo com a faixa etária e o nível de desenvolvimento cognitivo dos seus alunos.
São vários os fatores que contribuem para o desenvolvimento dos discentes, como o ambiente, a hereditariedade, o crescimento físico, a maturidade neurológica, dentre outros. Esses aspectos são abordados em todos os períodos do desenvolvimento humano, desde a fase pré-natal, até a velhice. O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto. (BETTO, 2002). Todas as fases atravessadas pelo individuo ao longo da vida, devem ser entendidas como únicas e particulares, visto que, a cada nova experiência, ele adquirirá maturidade e consciência para rever e melhorar aspectos que antes não estavam claros ao seu entendimento.
O desenvolvimento físico-cognitivo dos alunos deve estar aliado a práticas de aprendizagem coerentes, para que o conhecimento adquirido por eles, seja relevante em suas vidas naquele momento. As várias concepções de aprendizagem ajudam o professor a compreender a razão pela qual alguns alunos não conseguem atingir um bom resultado em determinados assuntos estudados. Essas concepções abrangem a aprendizagem como um processo dinâmico, ligado a atividades que exploram a vivência; um processo contínuo, mostrando que a aprendizagem vai além do âmbito escolar; um processo global, que interliga aspectos motores e emocionais, interagindo com o indivíduo de forma completa; um processo cumulativo, pois a cada nova experiência o aluno acrescenta um novo conhecimento; um processo gradativo, pois os conhecimentos são transmitidos aprofundando os conteúdos a cada nova série alcançada pelo aluno e um processo pessoal, dando ao aluno oportunidade de crescimento de acordo com o seu próprio ritmo.
A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e espiritual, continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal?. (FROEBEL, 1913).
É importante que a prática docente englobe os fatores, físicos, sociais e emocionais do aluno, para que o professor compreenda-o de maneira a auxiliá-lo a revelar seu potencial e adquirir maturidade de acordo com a metodologia utilizada em aula. Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende. (COLL, 1997).
O professor como agente mediador do conhecimento na sala de aula, precisa entender todas as faces que envolvem a relação ensino-aprendizagem, pois só assim, conseguirá conquistar a confiança dos alunos através da empatia, e terá maior facilidade de compartilhar o conteúdo, dentro do contexto realístico vivenciado pelo aluno.

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