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sábado, 1 de setembro de 2007

As várias metodologias do ensino da Língua Inglesa

Para o ensino de uma língua estrangeira é necessário que o professor compreenda as várias metodologias a serem utilizadas, para que ele atenda às necessidades apresentadas pelos alunos e alcance seus próprios objetivos. Existem diversos métodos que proporcionam o desenvolvimento das quatro habilidadades (listening, speaking, reading and writing). "Há uma interdependência tão íntima dos quatro aspectos instrumentais do ensino dos idiomas- ouvir, falar, ler e escrever que nenhum deles poderá ser atingido isoladamente, sem que se dê justo relevo aos demais." (CHAGAS, 1957:420). Dentre esses métodos, podemos citar alguns como: o Grammar Translation, que constitui na tradução de textos, na memorização de palavras e no conhecimento das regras necessárias para unir essas palavras nas frases, O Direct Method que foca a indução como aprendizagem, enfatizando a linguagem oral, O The Silent Way, que promove a interação entre os alunos através de atividades de speaking, o Suggestopedia que proporciona ao aluno um ambiente confortável, com poltronas macias, luz indireta, música suave de fundo, inserindo-o um uma esfera de descontração e relaxamento, O Community Language Learning, em que o professor ajuda os alunos a superarem seus medos em relação ao aprendizado da língua, além de dar a oportunidade deles escolherem o que querem aprender, dependendo de sua necessidade, O Natural Approach, em que o aluno associa palavras e frases com objetos e ações, enfatizando a comunicação significativa, a compreensão antes da produção e a correção indireta dos erros, O Reading Method, que viabiliza a leitura silenciosa e a compreensão da língua através desta, O Audiolingual Method, que tem como prioridade um aprendizado através de modelos a serem repetidos, ou seja, o condicionamento do aluno à memorização de sentenças padrões, O Communicative Method, com o objetivo de exaltar a funcionalidade da língua no contexto real da sala de aula, O Total Physical Response Method, que enfatiza a audição antes da compreensão, além da utilização de comandos pelo professor que serão executados pelos alunos, trabalhando a movimentação do corpo, etc. Em uma sala de aula, o professor encontrará vários tipos de alunos, que assimilarão o conteúdo de maneira diferente, dependendo da metodologia adotada pelo professor. Esses alunos são, dentre outros, os visuais, os auditivos e os cinestésicos. Os visuais necessitam de atividades que explorem figuras e imagens, os auditivos, atividades que proporcionem a escuta, como por exemplo, músicas, listening ou até mesmo o tom de voz do professor. Já os cinestésicos estão ligados à emoção, movimento e obtêm informações através do corpo. "O conhecimento se constitui através de relações interpessoais." (Vygotsky). Esses métodos são amostras dos diversos caminhos que um professor poderá seguir para atender ao propósito dos alunos. Outras didáticas também poderão ser utilizadas, como o uso de músicas, dramatizações, filmes, palavras cruzadas, cartões postais, cartas, flashcards etc., transformando a aula em um momento de prazer e de aprendizado significativo na vida deles. A língua inglesa é utilizada em vários campos. Se você motivar seus alunos a ganharem maior conscientização quanto ao uso do inglês na vida real: em anúncios, em músicas, no computador ..., eles vão perceber que o inglês é muito mais que uma disciplina escolar- é um tópico cujas contribuições podem vir de sua própria área de interesse. Dessa forma, a motivação e a autoconfiança do aluno podem aumentar ainda mais. (HOLDEN and ROGERS, 2002, p.13). O professor, unindo criatividade e conhecimento saberá administrar, de forma equilibrada, o método adotado em sala de aula, contemplando fatores que ajudem a sanar as dificuldades dos alunos, para que sua prática seja o reflexo da aprendizagem deles. É fundamental que o docente pesquise diversas metodologias a serem utilizadas na sala de aula para atingir seus objetivos, adequando-as e modificando-as se necessário, pois cada sala de aula requer um tratamento diferente, visto a necessidade dos alunos e o nível de instrução que eles possuem. O suporte teórico subjacente à prática do professor, resultará tanto na qualidade das aulas, quanto na aquisição do conhecimento pelos alunos. A recusa de gerações de professores e administradores escolares em se beneficiar dos experimentos bem sucedidos e das teorias compradas do passado é em parte um exemplo de perversidade humana: as pessoas negam-se a escolher o certo, o melhor ou o que é bom quando isso lhes é mostrado.(GATENBY, 1972:45).


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