Com todas as Letras...

sábado, 1 de setembro de 2007

O contexto revelando o texto

O contexto subjacente a um texto revela muito além do que palavras transpostas para o papel. Conhecendo-o, o leitor compreende todo o campo significativo das palavras, tornando a leitura profunda e complexa.
Analisar o contexto de produção de qualquer gênero ou tipologia textual é ter a oportunidade de adentrar em universos sócio-histórico-culturais totalmente diferentes dos já conhecidos, pois o contexto desvenda toda a época em que o texto foi escrito, oferecendo ao leitor informações fundamentais para que o mesmo seja lido hoje, e seja entendido à luz da época em que ele foi construído.
Com o contexto, associamos os interlocutores às suas respectivas ações, compreendemos as ambigüidades, descobrimos o que está nas entrelinhas, e assim retiramos do texto a idéia central e a intenção transmitida pelo autor, "A mensagem requer um contexto ao qual remete." (JAKOBSON, 1970). Com seu auxílio, textos simples como uma propaganda e textos complexos como os literários, tornam-se fáceis de analisar e compreender, pois o contexto revela também as condições de produção daquele texto, qual o público leitor e qual o interesse intrínseco dos autores nas suas produções.
A Lingüística textual toma, pois, como objeto particular de investigação não mais a palavra ou frase isolada, mas o texto, considerando a unidade básica de manifestação da linguagem, visto que o homem se comunica por meio de textos e que existem diversos fenômenos lingüísticos que só podem ser explicados no interior do texto. (KOCH, 2004, p.11).
Todas as palavras são carregadas de sentido, entretanto este se mostra explícito quando mergulhamos no contexto, pois só assim ele passará de um amontoado de letras, para se tornar parte fundamental do assunto estudado. Em textos literários, o contexto envolve toda a trama produtiva, mostrando que texto e contexto unem-se e caminham em igual conformidade. O contexto de produção está transposto nos textos de cada época ou escola literária, sendo essencial a contextualização, para que autor e obra sejam compreendidos de forma a se integrarem.
Mostrar aos alunos diferentes textos, de diferentes assuntos e épocas sem contextualizá-los sócio-histórico-culturalmente, sem explicitar a eles o momento de produção e a repercussão causada pelo texto, é deixá-los adentrar no mundo plurissignificativo das palavras sem um referencial e se, não forem bem conduzidos pelo professor, o texto acaba não tendo sentido e coerência na vida dos alunos, pois eles não irão compreender os diversos intertextos. Assim, o aluno pode perder todo o interesse pela leitura, deixando para trás um conhecimento cultural que pesará na sua vida futura.
Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificare validar sua leitura a partir da localização de elementos discursivos que permitam fazê-lo. (Parâmetros Curriculares da Língua Portuguesa, 1998).
Cabe aos professores mediar esses textos de forma coesa para que o aluno possa interessar-se pela leitura de qualquer texto, compreendendo que eles são diferentes porque o contexto que estabelece sentido a eles é diferente.

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